EQAVET

Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional

Documentação

EQAVET - Relatório do 2º semestre de 2024/2025
EQAVET - Relatório do 1º semestre de 2024/2025
EQAVET - Documento base
EQAVET - Plano de ação

Atividades dos cursos profissionais - 2024/2025

Atividade: Partilha de Práticas/EQAVET

Data: 15 de julho de 2025
Curso: Ensino geral e cursos profissionais

Stakeholders envolvidos

Internos: Professores
Externos: 
Disciplinas: 

Breve descrição:

Na tarde do dia 15 de julho, tiveram lugar as III Jornadas Pedagógicas do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa (AEVV).

A sessão teve início com uma breve intervenção do Sr. Diretor do Agrupamento, Dr. Rui Sá, e da Diretora do Centro de Formação MARGUA, Dra. Amélia Velez. Ambos sublinharam a importância da partilha de projetos como aspeto fundamental para a melhoria do processo de ensino, bem como forma de reconhecimento e divulgação dos projetos realizados no Agrupamento.

Seguiu-se a partilha, com a apresentação de seis projetos: Jogos Matemáticos e o Dia Internacional da Matemática no AEVV —dinamizado pela docente Joana Latas e pelo aluno Bernardo Valente (Curso Profissional de Multimédia); Líderes Digitais — da responsabilidade dos docentes João Luís Freire e José Padilha, com a colaboração dos alunos António Gato, Guilherme Cochicho, Isabel Canhoto, Margarida Canhoto e Henrique Passinhas (Curso Profissional de Multimédia); ECOBOT – Separação Inteligente de Resíduos — Projeto das docentes Ana Matos, Elizabete Semedo e José Padilha, com a participação dos alunos Gabriel Ramalho (Curso Profissional de Multimédia) e Henrique Passinhas (Curso Profissional de Multimédia); Robôs Sustentáveis – Ecopod Explorer:

Criatividade e Tecnologia em Ação — da responsabilidade das docentes Sónia São Brás, Elisabete Semedo, Maria José Machado, Maria da Conceição Roque, Sandra Almeida, Paula Fura, José Padilha e Zita Paulino; Camões, 500 Anos — dinamizado pelas docentes Maria da Conceição Paixão e Mariana Louzeau; Desporto Escolar — da responsabilidade das docentes Patrícia Sequeira e Elisabete Elias.

Destacamos com orgulho que dois destes projetos foram premiados a nível nacional, tendo conquistado o 3.º lugar nos respetivos concursos: projeto ECOBOT distinguido na 1.ª edição da competição Eco-Digithon Portugal; projeto Robôs Sustentáveis distinguido na 1.ª edição dos Prémios Zinkers da Fundação Repsol. 

Atividade: Visita a Guimarães para apresentação do Projeto "EcoBOT - Separação Inteligente de Resíduos" - Projeto Eco-Digithon do ENNE+

Data:  9, 10 e 11 de maio de 2025
Curso: Técnico/a de Multimédia (10º e 12º anos)

Stakeholders envolvidos

Internos: Clube de Programação e Robótica
Externos: Arts&Skills - Formação e Consultoria e Apemeta - Associação Portuguesa de Empresas e Tecnologias Ambientais 
Disciplinas: Disciplinas da componente técnica

Breve descrição:

A atividade decorreu conforme o planeado, proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora, combinando tecnologia, criatividade, exercício físico e cultura. As atividades dinamizadas pela cidade de Guimarães, de âmbito cultural, abriram novos horizontes e permitiram desenvolver o trabalho relacionado com planos, ângulos e movimentos de câmara,

pelos alunos. No decorrer das atividades planificadas para desenvolver a apresentação do projeto, os alunos adquiriram novas aprendizagens com os mentores com os quais interagiram e nos workshops nos quais participaram.

Os alunos participantes na apresentação final estão de parabéns pela postura, capacidade de comunicação e argumentação

demonstradas, defendendo as suas ideias e o seu projeto perante o júri, tendo obtido o 3o

prémio.

Atividade: Sessão de esclarecimento para pais e encarregados de educação sobre o acesso ao ensino superior de alunos provenientes dos cursos profissionais
Data:  7 de maio de 2025
Curso: Técnico de Multimédia – 12º ano

Stakeholders envolvidos

Internos: SPO-GAAF
Externos: 
Disciplinas: 

Breve descrição:

Na sessão de esclarecimento dirigida aos pais e encarregados de educação dos alunos do 12º G, onde estiveram presentes 9 dos 17 encarregados de educação, foi abordado o tema do acesso ao ensino superior por parte dos estudantes provenientes dos cursos profissionais. Esta sessão teve como objetivo fornecer informação clara e acessível sobre as diferentes vias de acesso ao ensino superior e os procedimentos associados.

Foram apresentadas as modalidades de acesso ao ensino superior, com destaque para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), que é a via tradicional de ingresso nas universidades e institutos politécnicos. Este concurso é, maioritariamente, dirigido a alunos do ensino secundário regular, exigindo a realização de provas de ingresso específicas, de acordo com o curso pretendido.

Foi também explicado o Concurso de Acesso ao Ensino Superior para alunos das vias profissionalizantes e dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP). Esta modalidade destina-se aos estudantes que frequentam cursos profissionais e permite-lhes o prosseguimento de estudos em instituições de ensino superior, com critérios de admissão adaptados ao seu percurso formativo.

A sessão abordou ainda as condições de acesso para cada modalidade, incluindo a conclusão do ensino secundário, a realização das provas necessárias (provas de ingresso no caso do CNAES ou provas específicas no caso dos CTeSP), bem como outros requisitos definidos pelas instituições de ensino superior.

Por fim, foram explicados os prazos e as formas de candidatura, com especial atenção aos calendários definidos pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Foi reforçada a importância de os pais e encarregados de educação acompanharem os alunos neste processo, ajudando-os a organizar a documentação necessária e a cumprir atempadamente todos os passos para uma candidatura bem-sucedida.

Atividade: Sessão de esclarecimento sobre o acesso ao ensino superior para alunos dos cursos profissionais
Data: 23 de abril de 2025
Curso: Técnico de Multimédia – 12º ano

Stakeholders envolvidos

Internos: SPO-GAAF
Externos: 
Disciplinas: Área de Integração

Breve descrição:

Na sessão de esclarecimento sobre o acesso ao ensino superior para os alunos do 12º G, foram abordadas as diferentes modalidades de acesso e as suas principais caraterísticas.

Foi apresentado o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), a via mais comum para os alunos do ensino secundário regular, que permite o ingresso em instituições de ensino superior universitário e politécnico. Esta modalidade exige a realização de provas de ingresso e o cumprimento de critérios específicos definidos pelas instituições.

Outra modalidade abordada foi o Concurso de Acesso ao Ensino Superior para alunos das vias profissionalizantes e dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP). Este concurso destina-se aos estudantes que frequentam cursos profissionais e CTeSP, oferecendo-lhes uma via alternativa para prosseguir estudos superiores, com regras de acesso adaptadas à sua formação.

Foram também explicadas as condições de acesso para cada uma destas modalidades. Estas incluem, entre outros aspetos, a conclusão do ensino secundário, a realização das provas de ingresso ou provas específicas exigidas, e a validação de competências adequadas ao curso pretendido.

Por fim, foram esclarecidos os prazos e formas de candidatura, sendo reforçada a importância de cumprir os calendários definidos pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e de utilizar corretamente a plataforma de candidatura online. Os alunos foram alertados para a necessidade de reunir toda a documentação necessária e de se informarem atempadamente sobre os cursos e instituições do seu interesse.


Atividade: Sessão de capacitação sobre a transição para a vida ativa e para o mercado de trabalho
Data: 23 de abril de 2025
Curso: Técnico de Multimédia – 12º ano

Stakeholders envolvidos

Internos: SPO-GAAF
Externos: 
Disciplinas: FT1

Breve descrição:

Na sessão de capacitação sobre a transição para a vida ativa e para o mercado de trabalho, dirigida aos alunos do 12º G, foi dado especial enfoque à valorização das competências adquiridas ao longo dos diversos contextos de vida. Foram destacadas as competências pessoais, sociais, técnicas, linguísticas e artísticas desenvolvidas em ambientes escolares, profissionais, familiares e de tempos livres, reforçando a importância de os alunos reconhecerem e saberem comunicar essas competências no seu percurso futuro.
Durante a sessão, foi também orientada a realização do Curriculum Vitae segundo o modelo europeu (Europass). Este formato padronizado permite apresentar de forma clara e organizada a formação, experiência profissional e outras competências, facilitando a candidatura a oportunidades de emprego ou de formação tanto em Portugal como noutros países europeus.

Por fim, foi apresentada a plataforma LinkedIn, sublinhando a sua utilidade na atualidade enquanto rede profissional. Os alunos foram incentivados a criar um perfil nesta plataforma, a explorar as suas funcionalidades e a compreender a importância de uma presença digital profissional no processo de inserção no mercado de trabalho e na construção de uma rede de contactos relevante para o seu percurso profissional.

Atividade: Caminhada Passado e Presente a Caminho - Comemoração Dia Nacional do Estudante
Data: 24 de março de 2025
Curso: Técnico de Multimédia – 12º ano

Stakeholders envolvidos

Internos: Docentes da Formação Técnica
Externos: Munícipio de Vila Viçosa
Disciplinas: FT1, FT2 e FT3

Breve descrição:

Os alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia fizeram a captura de imagens (fotografia e vídeo) da Caminhada Passado e Presente a Caminho - Comemoração Dia Nacional do Estudante.


Atividade: Atividade educativa ao museu 3D FunArt e ao cinema de São Jorge, Festival de cinema “A Monstra 2025”

Data: 21 de março de 2025
Curso: Técnico de Multimédia – 10ºG e 12ºG; Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos – 11ºG

Stakeholders envolvidos

Internos: Docentes da Formação Técnica – TIC – Matemática – Área de Integração
Externos: Museu 3D FunArt e cinema de São Jorge (PNC)
Disciplinas: FT1, FT2, FT3, TIC, Matemática e Área de Integração

Breve descrição:

Os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Multimédia e de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos visitaram, durante a manhã,   o Museu 3D FunArt, onde exploraram ilusões óticas, interagiram com cenários 3D e tiraram fotografias criativas. À tarde, assistiram ao Festival de Cinema “A Monstra 2025”, onde assistiram a curtas de animação no âmbito do Plano Nacional de Cinema.

Atividade: Atividade no Instituto Politécnico de Portalegre
Data: 10 de março de 2025
Curso: Técnico de Multimédia – 12º ano

Stakeholders envolvidos

Internos: Docentes da Formação Técnica – Serviço de Psicologia e Orientação
Externos: Instituto Politécnico de Portalegre
Disciplinas: FT2

Breve descrição:

Os alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia visitaram o Instituto Politécnico de Portalegre, durante a manhã tiveram oportunidade de conhecer a oferta educativa do instituto bem como as melhores opções de prosseguimento de estudos para alunos dos cursos profissionais, visitaram ainda algumas instalações. Ao longo da tarde tiveram a oportunidade de realizar uma atividade na oficina de expressões e outra no laboratório de serigrafia.


Atividade: Desfile de Carnaval - AEVV
Data: 27 de fevereiro de 2025
Curso: Técnico de Multimédia – 12º ano

Stakeholders envolvidos

Internos: Direção, Diretores de Turma, Diretor de Curso
Externos: Munícipio de Vila Viçosa
Disciplinas: Disciplinas da Formação Técnica

Breve descrição:

Os alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia participaram no Desfile de Carnaval do AEVV fazendo o registo fotográfico e vídeo da mesmo. 

Atividade: Técnicas de procura de emprego
Data: 21 de fevereiro de 2025
Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos – 11º ano e Técnico de Multimédia – 12º ano

Stakeholders envolvidos

Internos: Docentes da Formação Técnica
Externos: Associação de Desenvolvimento Montes Claros
Disciplinas: SDAC e FT1

Breve descrição:

Os alunos do 11º G, Curso Profissional Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, e 12ºG, Curso Profissional Técnico de Multimédia, participaram numa sessão de técnicas de procura de emprego em parceria com a Associação de Desenvolvimento Montes Claros.

Atividade: Suporte Básico de Vida
Data: 13 de fevereiro de 2025
Curso: Técnico/a de Multimédia (12º ano)

Stakeholders envolvidos

Internos: Docentes da Formação Técnica e equipa PAPES
Externos: Bombeiros e a UCC de Vila Viçosa
Disciplinas: FT1, FT2 e FT3

Breve descrição:

Os alunos do 12ºG, do Curso Profissional Técnico de Multimédia, participaram na formação sobre Suporte Básico de Vida, atividade proposta pela equipa do PAPES e dinamizada pelos Bombeiros e pela UCC de Vila Viçosa.

Atividade: Festa de Natal do AEVV
Data: 17 de dezembro de 2024
Curso: Técnico/a de Multimédia (10º e 12º anos)

Stakeholders envolvidos

Internos: Direção, Diretores de Turma, Diretor de Curso
Externos: 
Disciplinas: FT1, FT2 e FT3

Breve descrição:

Os alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia participaram na Festa de Natal do AEVV fazendo o registo fotográfico de vídeo da mesma. 

Atividade: Transmissão do XVII International Human Motricity Congress
Data: 11 a 13 de dezembro de 2024
Curso: Técnico/a de Multimédia (12º ano)

Stakeholders envolvidos

Internos: Docentes da Formação Técnica
Externos: Câmara Municipal de Vila Viçosa e Universidade de Évora
Disciplinas: FT1, FT2 e FT3

Breve descrição:

Os alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia transmitiram em direito para o Youtube da PúbliaTV – Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa o XVII International Human Motricity Congress. 

Link da sessão de abertura: https://www.youtube.com/watch?v=VhJP4VoZIG0

Atividade: Concerto da Banda de Música da Força Aérea e Vozes do Alentejo
Data: 09 de novembro de 2024
Curso: Técnico/a de Multimédia (12º ano)

Stakeholders envolvidos

Internos: Docentes da Formação Técnica
Externos: Câmara Municipal de Vila Viçosa
Disciplinas: FT1, FT2 e FT3

Breve descrição:

Os alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia transmitiram em direito para o Facebook do Município de Vila Viçosa o concerto da Banda de Música da Força Aérea e Vozes do Alentejo. 

Link do vídeo: https://fb.watch/vN_udxV8qi/"

Atividade: INSPIRING FUTURE – Acesso ao Ensino Superior
Data: 30 de outubro de 2024
Curso: Técnico/a de Multimédia (12º ano)

Stakeholders envolvidos

Internos: SPO-GAAF
Externos: Associação Inspirar o Futuro – Projeto Inspiring Future
Disciplinas: 

Breve descrição:

Os alunos do Curso de Técnico de Multimédia – 12º G participaram numa atividade desenvolvida pelo Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF ) e dinamizada pelo Projeto Inspiring Future. Os alunos assistiram a uma sessão de esclarecimento sobre o acesso ao ensino superior, onde foram abordadas as várias modalidades de entrada para o ensino superior destinadas aos alunos provenientes dos cursos de dupla certificação. Tiveram também a possibilidade de contactar com as várias instituições de ensino superior que se deslocaram à Escola onde puderam esclarecer as suas dúvidas. Participaram ainda em workshops à sua escolha através dos quais puderam adquirir alguns conhecimentos e competências sobre o mundo do trabalho e as suas exigências.

Atividade: Dia do diploma
Data: 29 de setembro de 2024
Curso: Técnico/a de Multimédia (12º ano)

Stakeholders envolvidos

Internos: Direção
Externos: Munícipio de Vila Viçosa, Caixa de Crédito Agrícola
Disciplinas: FT2

Breve descrição:

Os alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia participaram na atividade do dia do diploma realizando o registo fotográfico da mesma. 

Atividade: Curta de Animação na sala de aula-II
Data: 19 de setembro de 2024
Curso: Técnico/a de Multimédia (10º e 12º ano)

Stakeholders envolvidos

Internos: Docentes da Formação Técnica
Externos: Filipa Trindade, ex-aluna do Curso Profissional Multimédia
Disciplinas: FT1, FT2 e FT3

Breve descrição:

Os alunos do 10ºG e 12ºG, do Curso Profissional Técnico de Multimédia, participaram na atividade dinamizada por uma ex-aluna do Curso Profissional Técnico de Multimédia, que terminou a licenciatura em Design de Animação no Instituto de Politécnico de Portalegre. A oradora deu a conhecer alguns dos trabalhos que realizou ao longo da licenciatura e a Prova de Aptidão Profissional que apresentou no final do 12º ano.