Destaques

2021/2022

Projeto Guardiões na Escola Públia Hortênsia de Castro

Covid-19 - Regras de isolamento e cuidados perante sintomas

Selo Escola Saudável 2021-23

Foi com bastante satisfação que recebemos a notícia pela Direção Geral de Educação, que a nossa Escola foi distinguida com o Selo Escola Saudável 2021-23, como uma escola que se destaca na promoção de uma política de saúde e bem-estar, patente no nosso projecto educativo, fortalecendo assim a nossa capacidade em criar um ambiente saudável para a aprendizagem. A entrega dos selos teve lugar no passado dia 4 de Novembro, na Escola Secundária Pedro Nunes em Lisboa e contou com a presença das Coordenadores do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde do Agrupamento (PAPES).

IMG-7034
IMG-7029

Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa homenageado com o prestigiado prémio ‘Climate Action Project School of Excellence’

climate-action

Vila Viçosa, 4 de novembro de 2021. Hoje o Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa em Portugal, foi premiada como Escola de Excelência do Projeto de Ação Climática. Apenas 250 escolas em todo o mundo foram reconhecidas pelo seu intenso trabalho na educação climática a nível de toda a organização. O reconhecimento foi concedido pelo Cartoon Network e pelo Climate Action Project. 

O Cartoon Network Climate Champions é uma iniciativa de consciencialização sobre a mudança climática que visa inspirar as crianças a enfrentar os desafios diários que, coletivamente, podem fazer uma grande diferença na saúde do nosso planeta. Ele foi desenvolvido em colaboração com o WWF, uma organização ambiental de renome mundial. 

O Climate Action Project é um projeto educacional global gratuito lançado pela Take Action Global, uma organização educacional sem fins lucrativos com sede nos EUA, envolvendo 2.700.000 professores e alunos em 146 países. O projeto visa ajudar os alunos a aprender sobre a crise climática de forma autêntica e divulgar soluções online.

As escolas reconhecidas enviaram os seus trabalhos do ano passado e atenderam a inúmeros critérios, incluindo um compromisso de toda a escola com a educação climática e soluções para os alunos.

As 250 Escolas de Excelência do Climate Action Project selecionadas foram anunciadas no dia 4 de novembro de 2021 durante o Climate Action Day, um evento anual online ao vivo com a presença de 250.000 pessoas em todo o mundo. Os participantes no evento incluíram Príncipe William, Presidente James Alix Michel, Seychelles, Rick Davis, NASA, Matt Larsen-Daw, WWF, Princesa Esmeralda, Bélgica, Juan Pablo Celis Garcia, Programa Ambiental da ONU e outros líderes mundiais, cientistas do clima e ativistas. 

Declaração do Príncipe William “Precisamos da criatividade dos jovens para reparar o nosso planeta. Precisamos de alunos para inventar e inovar - pensar além de onde estamos agora e ser otimistas sobre o nosso futuro.”

A representante da escola no projeto “Climate Action”, professora Anabela Quadrado disse: “Estamos muito orgulhosos pelo prémio recebido e pelo trabalho que os professores e alunos têm feito em prol da educação climática em toda a escola. Continuaremos a trabalhar no sentido de conscientizar os nossos alunos e toda a comunidade educativa para o problema das alterações climáticas. 

 A Dra. Jennifer Williams, do Climate Action Project, disse: “A nossa comunidade de educadores uniu-se em apoio à educação climática para todos. Estamos empenhados em garantir que os alunos tenham acesso a informações, ideias e oportunidades de ação pelo planeta e, hoje, estas Escolas de Excelência estão a líder o caminho para o mundo inteiro.”

#EcolaEmSegurança