PROJETOS

10 Minutos a Ler

O Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa integrou a lista de “Escolas 10 Minutos a Ler 2022”, no início de fevereiro de 2022, sendo este um projeto promovido pelo Plano Nacional de Leitura (PNL2027), cujo repto é “Ler sempre. Em qualquer Lugar”.
Com o título “10 Minutos a Ler – Ler para enriquecer”, desde fevereiro de 2022, o AEVV procedeu à implementação deste projeto, envolvendo inicialmente a participação de todas as turmas de 2º e 3º Ciclos.
A responsável do projeto, a professora Mariana Louzeau, e o professor bibliotecário, Fausto Abalroado, prestam o apoio necessário, monitorizam e avaliam as diversas atividades realizadas neste âmbito.
Cada conselho de turma decide a melhor forma de operacionalização do projeto, promovendo a realização de atividades de leitura, diária ou semanalmente, de qualquer texto físico e/ou multimodal, em qualquer espaço e contexto escolar, formal ou não formal, presencial ou à distância, sob a orientação do docente de Português e/ou qualquer outro do conselho de turma.
No final do 2º semestre, em junho de 2022, o balanço da avaliação foi muito positivo e verificou-se uma boa recetividade dos alunos, por isso o referido projeto, além de ter continuidade no ano letivo 2022-2023, estende-se a todos os ciclos do AEVV.
Trata-se, portanto, de um projeto que contribui, não só para o desenvolvimento de competências dos alunos, previstas no PASEO e para a consecução dos 1º e 9º vetores do Projeto Educativo do AEVV, mas também se integra na ação Escola a ler do Plano 21/23 Escola+, através de diversas atividades, tais como “Leitura orientada”, “Projeto pessoal de leitura”, “Vou levar-te comigo” e “Livr’ à mão”.

Ação Climática 2020

Preparados para AGIR! A turma 10º A, sob orientação da professora de Biologia Anabela Saúde Quadrado vai participar no Projeto de Ação Climática 2020!Estamos ansiosos por nos juntarmos a milhares de outras turmas de mais de 100 países para, em conjunto, agirmos pelo planeta! #ClimateActionP #TakeActionEdu 

O Climate Action Project foi lançado em outubro de 2020, com o objetivo de envolver 1.000.000 participantes em mais de 100países. O projeto de colaboração global gratuito visa liderar a mudança de comportamento através da educação e está em colaboração com o WWF, ONU e NASA e é apoiado por Sua Santidade Dalai Lama, Dra. Jane Goodall, Kumi Naidoo, Presidente Higgins, muitos cientistas renomados e figuras públicas. Durante o projeto centrado no aluno, os alunos irão explorar, debater, discutir, criar, resolver problemas e compartilhar descobertas e soluções publicando resumos semanais, vídeos para o site. Desta forma, os alunos podem aprender com seus colegas globais e ganhar perceções autênticas. O projeto permite que os alunos sejam criativos, que colaborem de forma global, que compreendam a empatia, a pensar criticamente e agir. Desta forma, pretendemos mudar o comportamento. Isso envolve abordagens alternativas de aprendizagem e um papel diferente para seus professores. Os alunos aprenderão habilidades importantes do século XXI, incluindo:

● Criatividade: os alunos projetam seus próprios protótipos enquanto criam no Maker espaços de aprendizagem prática.

● Pensamento crítico: os alunos irão explorar a questão das 'notícias falsas'.

● Resolução de problemas: os alunos resolverão problemas e tomarão medidas. Isto é muito mais poderoso do que a aprendizagem mecânica.

● Empatia: os alunos abordarão a aprendizagem através da empatia e aprendizagem emocional. Isso pode parecer complicado, mas uma vez que os alunos veem como seus pares sofrem com incêndios florestais, furacões, fluxos de lama e outros problemas sua empatia aumentará.

● Aprendizagem aprimorada por tecnologia: os alunos criarão mundos ecológicos em Minecraft e com kits de criador de LEGO.

● Colaboração: os alunos aprenderão uns com os outros, mesmo em escala global.

climataction