PLANO NACIONAL DAS ARTES

Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa
PNAAEVV

O Plano Nacional das Artes (PNA) é uma iniciativa das áreas governativas da Cultura e da Educação e tem como objetivo principal garantir o acesso e a participação dos cidadãos na fruição das artes e da produção cultural. Pretende aproximar a arte dos cidadãos, em especial das crianças e jovens, estimular a divulgação e preservação do património histórico (material e imaterial) e fomentar a circulação da criação contemporânea. A sua implementação requer a participação de toda a comunidade educativa em parceria com a autarquia e com as estruturas artísticas e culturais.

Atividades em parceria com o município

Dia Municipal para a Igualdade - 24 de outubro

Ler

Desde 2010, este dia é celebrado por centenas autarquias e de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português, com vista à promoção dos valores da Igualdade, Inclusão e Participação.

A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género lançou este ano o repto para que todos os Municípios do País assinalem o Dia Municipal para a Igualdade - 24 de outubro - através de uma intervenção de arte urbana que assinale a desigualdade ainda existente entre mulheres e homens. Os objetivos são os de informar os/as cidadãos/cidadãs, sobre estas assimetrias, através dos dados desagregados por sexo, sobre igualdade e não discriminação e mobilizar todos os munícipes para o combate às diversas discriminações.

Neste sentido o município de Vila Viçosa convidou os alunos do curso de Artes da turma E de 10º ano para assinalarem este dia através de uma intervenção de arte urbana e de forma visível demonstrar para o maior número de pessoas possível, as desigualdades ainda existentes entre as mulheres e homens. Nas aulas de Desenho, sob orientação do professor Carlos Filipe, os alunos desenvolveram o projeto que se encontra agora nos Paços do Concelho num local com bastante visibilidade para todos.

Visita de estudo à Farmácia Monte

Ler

Os alunos do 12º ano na disciplina de Química realizaram no dia 13 de outubro, uma visita à Coleção Visitável da Farmácia Monte, a mais antiga e completa existente em Portugal, gratuitamente e através da autarquia.
Dando cumprimento às Aprendizagens Essenciais da disciplina, assim como ao estipulado no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, a visita teve como principais objetivos:
- promover atividades que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem fora da escola e através de recursos diferentes dos habitualmente utilizados;
- Promover o reconhecimento de que a Química é uma ciência central para a compreensão e desenvolvimento da tecnologia e dos novos materiais, proporcionando uma construção de conhecimento que nos ajuda a interpretar o Mundo;
- Reconhecer a importância da evolução do conhecimento científico através da história desta farmácia centenária;
- Tomar conhecimento das funções desempenhadas pelos farmacêuticos antes e atualmente.
Neste semestre, estamos a abordar os Metais e as ligas metálicas e, como subdomínios, a estrutura e propriedades dos metais, a sua degradação e a relação destes com o meio ambiente e a vida. Próximas paragens:
-Fotografar todos os monumentos metálicos espalhados pela Vila e analisar o seu estado de conservação;
- Em parceria com a Casa de Bragança, visita ao Museu da Armaria e à cozinha Real, no dia 3 de novembro;
- Com a colaboração da Autarquia, visita ao Museu do Estanho no dia 10 de novembro.
Continuaremos a valorizar, a explorar, a pesquisar e a admirar o património histórico de Vila Viçosa no que concerne aos metais, como uma forma inovadora e altamente gratificante de cumprir as AE e o PASEO desta disciplina.
No final do semestre, publicaremos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Atividades em parceria com Fundação da Casa de Bragança

Visita de estudo ao Museu da do Estanho

Ler
Hoje fomos ao Museu do Estanho continuar a analisar metais e ligas metálicas e claro apreciar o nosso património local!

Visita de estudo ao Museu da Armaria e à cozinha do Paço Ducal

Ler
No âmbito da disciplina de Química e de acordo com as Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória os alunos de 12º ano foram visitar o Museu da Armaria e a cozinha do Paço Ducal de Vila Viçosa.
Uma boa oportunidade também para conhecer, apreciar e valorizar o património local.

Visita de estudo ao Paço Ducal
 e ao Castelo

Ler

Numa parceria do Agrupamento de Escolas com a Casa de Bragança que já vem de anos anteriores e na sequência de uma visita ao Paço Ducal a propósito dos conteúdos programáticos lecionados no 11º ano do curso de Línguas e Humanidades, os alunos manifestaram desejo de conhecer e ou rever a coleção da caça patente no castelo de Vila Viçosa.

Os alunos puderam observar um grande número de aves europeias e apreciar o trabalho de conservação das penas de aves que está a ser desenvolvido por duas técnicas da Universidade Católica do Porto. Em pequeno grupo foi exemplificado a forma como é feita a limpeza das penas e restante parte do corpo das aves por forma a não danificar os exemplares. Houve ainda a possibilidade de apresentar algumas questões sobre o processo de conservação destas espécies, gentilmente respondidas pelas profissionais que nos receberam.

Neste núcleo da Fundação da Casa de Bragança foi ainda possível observar as peças utilizadas a bordo das embarcações reais, nomeadamente no Iate Amélia a que se tinha feito referência na visita ao Paço Ducal.

Para além disso os alunos tiveram oportunidade de ver um grande número de artefactos indígenas, grande parte proveniente de Angola e Moçambique, oferecidos aquando da visita do Príncipe Luís Filipe em 1907, agora também alvo de exposição no Paço Ducal.