PROJETOS

1st Transnational Projet Meeting
LTT1 Spain November 2019 – Mora - Toledo
Christmas Gifts for C1 Mora Mobility
Christmas Postcards
Internet Segura
Internet Segura
Internet Segura
Onlinemeeting
Flashmob #erasmusdays2020
Erasmus na Escola
Kahoot Contest

From Dash to Watercolor – Paint a Queen
É com muito orgulho que o
Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa anuncia que projeto eTwinning “From Dash to Watercolor – Paint a Queen”,
realizado com os alunos do pré-escolar no ano letivo 2018/2019, no Jardim de
Infância de Vila Viçosa, foi galardoado com o Selo Nacional de Qualidade. Este projeto foi feito em parceria com
a Fundação Casa de Bragança e a escola CEIP Nuestra Señora del Rosario, de
Pueblonuevo del Guadiana, Espanha. Os nossos alunos fizeram em aguarela o
retrato da Rainha D. Amélia, enquanto a escola parceira escolheu a Rainha Santa
Isabel.
O Selo Nacional de Qualidade é
concedido a professores com excelentes projetos eTwinning e indicam que o
projeto atingiu um determinado nível de qualidade no seu país. Para isso foi
avaliada a forma como foi estabelecida a colaboração entre as escolas
parceiras, os planos em comum, as atividades realizadas pelos alunos e pelos
professores e se os objetivos foram atingidos.
O logótipo foi desenhado e
pintado pelos alunos do CAA.
Podem visitar os trabalhos finais
dos alunos no link abaixo.

The Earth – Yesterday, Today and Tomorrow
As regiões europeias,
incluindo as zonas urbanas, são particularmente vulneráveis às alterações
climáticas e incluem a Europa do Sul e a bacia mediterrânica; zonas de
montanha; zonas costeiras, deltas e planícies aluviais e o extremo norte da
Europa e o Ártico. Queremos que os nossos alunos não só tomem consciência das
alterações climáticas, mas também adquiram ferramentas que os tornem agentes de
mudança, com as suas atitudes na sua vida quotidiana. Queremos criar massa
crítica, numa geração que terá de lidar com todas as mudanças a que estamos a
assistir. Queremos também que eles conheçam os dados corretos para que possam
tomar medidas acertadas e não baseadas em dados científicos duvidosos. Assim,
tendo em conta todas as implicações das alterações climáticas e a localização
geográfica, podemos ter uma ideia mais abrangente de como todos os países são,
de uma forma ou de outra, afetados, bem como as ações que tomamos em relação ao
cabo podem ter impacto noutros pontos do globo.
O projeto destina-se a alunos dos 14 aos 19 anos e
envolve 6 escolas de países como Portugal, Turquia, Bélgica, França, Lituânia e
Islândia. No nosso agrupamento participam os alunos da turma do 10.º A, um
projeto desenvolvido no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia.
Viagens pela Minha Terra
O projeto surge da
necessidade de criar novos ambientes de aprendizagem que promovam a educação
patrimonial e o desenvolvimento de habilidades comunicativas e digitais nos
alunos e professores.
Pretende-se que os
alunos abrangidos pelo Decreto - Lei 54/2018 - Educação Especial, desenvolvam
competências de leitura, escrita, criatividade e tecnológica e que, em
simultâneo, enriqueçam o conhecimento acerca do património cultural que os
envolve, despertando a curiosidade e a importância da sua contribuição para o
preservar.
A educação patrimonial é
imprescindível para a consciencialização de que cada um de nós é responsável
pela manutenção do mesmo. Deseja-se, com as atividades planeadas, que os alunos
descubram a riqueza e diversidade do património local e que se envolvam na sua
preservação. Assim, o projeto visa os alunos observarem, fotografarem,
desenharem, lerem e escreverem acerca da sua localidade, dando a conhecer aos
colegas e professores envolvidos a riqueza da mesma ( história, monumentos,
jardins, pontes, gastronomia, festividades …).
O projeto destina-se a alunos dos 3 aos 18 anos e
envolve 7 escolas portuguesas e uma em Bergamo, Itália. No nosso agrupamento
participam neste projeto os alunos abrangidos pelo DL 54/2018, com a artigo
10.º, medidas adicionais, a frequentar o ensino secundário, no âmbito da
disciplina de Português2.
Viriato

Este projeto surge, por um lado, como forma de
complementar o Grupo português “Viriato” e, por outro lado, de permitir aos
“Mentores” eTwinning portugueses um espaço de exploração das potencialidades do
Twinspace.
Healthy Body, Healthy Mind
Este projeto está centrado no desporto
e nas atividades ao ar livre como ferramentas para viver um estilo de vida
saudável. Os estudantes que participam neste projeto partilharão as suas ideias
sobre a forma como se mantêm em forma, o que o desporto significa para eles,
informação sobre os seus desportistas preferidos, etc. Discutiremos também a
popularidade de vários desportos nos nossos países, e falaremos sobre as
atividades diárias que os jovens devem fazer para se manterem em forma. Este
projeto começou com apenas eTwinning e agora faz parte de um projeto abrangido
pelo programa Erasmus+, que envolve os países da República Checa, Finlândia,
Portugal, Turquia, Itália e Espanha. É um projeto que envolve alunos entre os
15 e os 18 anos e desenvolve-se nas turmas do 10.º D e E.
Life with values - Building-Character and European citizenship

Este projeto é sobre as perspetivas
dos alunos e a sua atitude em relação aos valores. Queremos sociedades
europeias mais inclusivas, tolerantes e livres. Desta forma, acreditamos que ao
educar para valores pessoais e sociais estamos a promover o bem-estar e a
aceitação da entidade europeia. Além disso, vamos envolver os nossos parceiros
no trabalho comunitário e ajudar à divulgação e promoção dos direitos pessoais
e sociais nos nossos países. O nosso objetivo é que os novos conhecimentos dos
alunos sobre o impacto que as suas ações têm nos outros e a forma como se
refletem na sua comunidade possam transformar-se e adquirir uma nova visão.
Este projeto visa desmistificar, dar conhecimento e promover o equilíbrio. A
intenção é também abrir novas escolhas e opções para o desenvolvimento pessoal
e social nos currículos escolares a todos os níveis de ensino. Este projeto é
também parte do programa Erasmus+ e envolve os países de Portugal, Grécia,
Croácia, Espanha, Turquia e Polónia. Desenvolve-se na turma do 8.º D,
juntamente comos alunos que estão abrangidos pelo artigo 10.º, medidas adicionais, do
DL 54/2018, a frequentar o ensino secundário.
Legends of our hometown

O principal objetivo é usar a
imaginação dos nossos alunos. Eles têm de inventar uma lenda sobre a sua cidade
natal, podem usar alguns factos históricos, mas não é necessário. Depois vamos
traduzir esta lenda para inglês, fazer um livro eletrónico e se quisermos
desenhar ou pintar alguns quadros para ilustrar a lenda. A lenda tem de ser
transformada num guião de peça de teatro. Vamos representar a peça em frente da
nossa escola (na nossa língua materna) e gravá-la. No nosso agrupamento
participam neste projeto os alunos abrangidos pelo DL 54/2018, com a artigo
10.º, medidas adicionais, a frequentar o ensino secundário, no âmbito da
disciplina de Português2.
Estão envolvidos neste projeto escolas
da Polónia, Portugal, Espanha e Croácia.
Do you know your Food?
Este projeto visa promover o
Objetivo 12 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Queremos que nossos
alunos se tornem consumidores responsáveis em relação aos alimentos. Além
disso, queremos melhorar as suas competências a nível intercultural e de colaboração.
O grupo alvo deste projeto são
alunos entre os 13 e os 14 anos e no nosso agrupamento é desenvolvido na turma
do 8.º D, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.
Estão envolvidas escolas dos
países Portugal, Países Baixos, Turquia, Polónia, França e Espanha.
Zero waste
A reciclagem de resíduos é o problema ambiental mais importante, global e urgente dos dias de hoje. A falta de separação das matérias-primas fez com que os resíduos, que requerem um método especial de processamento ou eliminação, emitam substâncias tóxicas. Ar, solo e água estão poluídos. O nosso planeta está transformado num enorme monte de lixo. Processos de grande escala, como a mudança climática global, estão a ocorrer em todo o planeta. Pode reduzir-se o número de aterros reciclando matérias-primas recicláveis. Este tipo de resíduo representa cerca de 60% do total de resíduos. O uso de materiais recicláveis irá reduzir o número de aterros, economizar recursos naturais e reduzir a emissão de substâncias nocivas. Antes do processamento, as matérias-primas são classificadas, pois nem todos os materiais são adequados para reciclagem. O nosso projeto foi criado para chamar a atenção do público para o problema da reciclagem de resíduos, poluição ambiental, como motor das mudanças climáticas no planeta. Queremos mostrar que apenas um pequeno esforço de cada um para separar os resíduos pode ajudar a prevenir desastres ambientais em todo o mundo. O grupo alvo deste projeto são alunos entre os 13 e os 14 anos e no nosso agrupamento é desenvolvido na turma do 8.º D, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.
Estão envolvidas escolas dos países Portugal, Turquia, Itália, França, Ucrânia, Lituânia e Espanha.
Transnational Meeting on the Bridge
Estão envolvidas escolas dos países Portugal, Itália, Grécia e Roménia.
Outros
Ação Climática 2020
Preparados para AGIR! A turma 10º A, sob orientação da professora de Biologia Anabela Saúde Quadrado vai participar no Projeto de Ação Climática 2020!Estamos ansiosos por nos juntarmos a milhares de outras turmas de mais de 100 países para, em conjunto, agirmos pelo planeta! #ClimateActionP #TakeActionEdu
O Climate Action Project foi lançado em outubro de 2020, com o objetivo de envolver 1.000.000 participantes em mais de 100países. O projeto de colaboração global gratuito visa liderar a mudança de comportamento através da educação e está em colaboração com o WWF, ONU e NASA e é apoiado por Sua Santidade Dalai Lama, Dra. Jane Goodall, Kumi Naidoo, Presidente Higgins, muitos cientistas renomados e figuras públicas. Durante o projeto centrado no aluno, os alunos irão explorar, debater, discutir, criar, resolver problemas e compartilhar descobertas e soluções publicando resumos semanais, vídeos para o site. Desta forma, os alunos podem aprender com seus colegas globais e ganhar perceções autênticas. O projeto permite que os alunos sejam criativos, que colaborem de forma global, que compreendam a empatia, a pensar criticamente e agir. Desta forma, pretendemos mudar o comportamento. Isso envolve abordagens alternativas de aprendizagem e um papel diferente para seus professores. Os alunos aprenderão habilidades importantes do século XXI, incluindo:
● Criatividade: os alunos projetam seus próprios protótipos enquanto criam no Maker espaços de aprendizagem prática.
● Pensamento crítico: os alunos irão explorar a questão das 'notícias falsas'.
● Resolução de problemas: os alunos resolverão problemas e tomarão medidas. Isto é muito mais poderoso do que a aprendizagem mecânica.
● Empatia: os alunos abordarão a aprendizagem através da empatia e aprendizagem emocional. Isso pode parecer complicado, mas uma vez que os alunos veem como seus pares sofrem com incêndios florestais, furacões, fluxos de lama e outros problemas sua empatia aumentará.
● Aprendizagem aprimorada por tecnologia: os alunos criarão mundos ecológicos em Minecraft e com kits de criador de LEGO.
● Colaboração: os alunos aprenderão uns com os outros, mesmo em escala global.
