Projetos

Projetos eTwinning

From Dash to Watercolor – Paint a Queen

É com muito orgulho que o Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa anuncia que projeto eTwinning “From Dash to Watercolor – Paint a Queen”, realizado com os alunos do pré-escolar no ano letivo 2018/2019, no Jardim de Infância de Vila Viçosa, foi galardoado com o Selo Nacional de Qualidade. Este projeto foi feito em parceria com a Fundação Casa de Bragança e a escola CEIP Nuestra Señora del Rosario, de Pueblonuevo del Guadiana, Espanha. Os nossos alunos fizeram em aguarela o retrato da Rainha D. Amélia, enquanto a escola parceira escolheu a Rainha Santa Isabel.

O Selo Nacional de Qualidade é concedido a professores com excelentes projetos eTwinning e indicam que o projeto atingiu um determinado nível de qualidade no seu país. Para isso foi avaliada a forma como foi estabelecida a colaboração entre as escolas parceiras, os planos em comum, as atividades realizadas pelos alunos e pelos professores e se os objetivos foram atingidos.

O logótipo foi desenhado e pintado pelos alunos do CAA.

Podem visitar os trabalhos finais dos alunos no link abaixo.

https://www.calameo.com/books/005196740a6024066b789

rainha

Outros projetos

Ação Climática 2020

Preparados para AGIR! A turma 10º A, sob orientação da professora de Biologia Anabela Saúde Quadrado vai participar no Projeto de Ação Climática 2020!Estamos ansiosos por nos juntarmos a milhares de outras turmas de mais de 100 países para, em conjunto, agirmos pelo planeta! #ClimateActionP #TakeActionEdu 

O Climate Action Project foi lançado em outubro de 2020, com o objetivo de envolver 1.000.000 participantes em mais de 100países. O projeto de colaboração global gratuito visa liderar a mudança de comportamento através da educação e está em colaboração com o WWF, ONU e NASA e é apoiado por Sua Santidade Dalai Lama, Dra. Jane Goodall, Kumi Naidoo, Presidente Higgins, muitos cientistas renomados e figuras públicas. Durante o projeto centrado no aluno, os alunos irão explorar, debater, discutir, criar, resolver problemas e compartilhar descobertas e soluções publicando resumos semanais, vídeos para o site. Desta forma, os alunos podem aprender com seus colegas globais e ganhar perceções autênticas. O projeto permite que os alunos sejam criativos, que colaborem de forma global, que compreendam a empatia, a pensar criticamente e agir. Desta forma, pretendemos mudar o comportamento. Isso envolve abordagens alternativas de aprendizagem e um papel diferente para seus professores. Os alunos aprenderão habilidades importantes do século XXI, incluindo:

● Criatividade: os alunos projetam seus próprios protótipos enquanto criam no Maker espaços de aprendizagem prática.

● Pensamento crítico: os alunos irão explorar a questão das 'notícias falsas'.

● Resolução de problemas: os alunos resolverão problemas e tomarão medidas. Isto é muito mais poderoso do que a aprendizagem mecânica.

● Empatia: os alunos abordarão a aprendizagem através da empatia e aprendizagem emocional. Isso pode parecer complicado, mas uma vez que os alunos veem como seus pares sofrem com incêndios florestais, furacões, fluxos de lama e outros problemas sua empatia aumentará.

● Aprendizagem aprimorada por tecnologia: os alunos criarão mundos ecológicos em Minecraft e com kits de criador de LEGO.

● Colaboração: os alunos aprenderão uns com os outros, mesmo em escala global.

climataction